Vamos falar de "Glee"?

Postado por Fabricio Moura On 13:28
O seriado Glee voltou ao ar esta semana nos Estados Unidos. Se você ainda está sem saber de que se trata esse tal de Glee, dá uma olhada neste post:

Vou partir do princípio de que você ainda não saiba do que se trata. "Glee" é um fantástico seriado americano no estilo comédia musical que desde que foi lançado no segundo semestre de 2009, se tornou em um fenômeno de audiência lá fora e aqui no Brasil pela televisão por assinatura. Tanto que a Rede Globo, que de boba não tem nada, já comprou os direitos de transmissão da primeira temporada.

Aí você me pergunta, o que tem de bom nisso? Pois é, Glee tinha tudo para dar errado, pois além de retratar um grupo escolar de canto e dança - considerados perdedores e rejeitados por todos no colégio - o programa é inspirado no "Hight School Musical da Disney", que fez muito sucesso e a formula já está cansada. Assim, teria espaço na televisão para mais um musical? Tinha e tudo se deve a maneira com que Glee é escrita, produzida e dirigida (mérito em parte do roteirista e produtor Ryan Murphy). Dificilmente uma trama adolescente conquistaria o público acima dos 40 anos de idade, mas em pesquisa realizada pela FOX americana, mostrou que a audiência do programa vai dos 18 aos 49 anos.


Para dar uma resumida na história, o professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison) decide ressuscitar o já esquecido Clube do Coral ("Glee Club") da McKinley High School, batizando-o de "New Directions". A ele se juntam alguns alunos estereotipados e que de certa forma, beiram ao clichê. Rachel (Lea Michele), uma garota judia desajustada com ego de estrela, Finn (Cory Monteith) o garotão desengonçado e jogador de futebol americano que se sente atraído pelo grupo, Mercedes (Amber Riley) uma negra obesa, Kurt (Chris Colfer) um gay escancarado, Artie (Kevin McHale) um garoto em cadeira de rodas, Quinn (Dianna Agron) uma líder de torcida rejeitada pela treinadora masculinizada Sue Sylvester (Jane Lynch), que faz de tudo para acabar com o grupo. A lista de personagens e suas "características" ainda é mais longa.

Enquanto "Hight School Musical" era protagonizado e escrita para adolescentes, "Glee" é protagonizada por adolescentes e escrita para o público em geral. Trata de assuntos sérios como homossexualismo, rejeição, infidelidade, adultério, religião, racismo, dilemas e aceitações pessoais, tudo isso focado de uma maneira adulta e temperada com números musicais incríveis.


As canções interpretadas pelos personagens fazem tanto sucesso que três meses depois da estréia, dois CDs com as músicas já haviam sido lançados e não para por aí. Esta semana vai ao ar nos Estados Unidos o episódio especial "The Power Of Madonna" só com músicas da rainha pop e que vai virar CD também. Madonna cedeu os direitos de todas as suas canções, de olho nos royalties, é claro.

A música tema de Glee, "Don´t stop believing" até dezembro do ano passado tinha ultrapassado os 500 mil downloads no iTunes que se soma aos dois milhões de downloads de já realizados de todas as músicas do seriado e estamos falando em downloads pagos. Imaginem os ilegais?

A série fez uma pausa em dezembro do ano passado e retornou este mês ao ar, ainda na primeira temporada, que terá 22 episódios. Antes mesmo do fim, já levou para casa o Globo de Ouro de melhor comédia ou musical. A segunda temporada está confirmadíssima para o fim de 2010, nada mal para um programa que estava fadado ao fracasso antes mesmo de ir ao ar.

0 Response to "Vamos falar de "Glee"?"

Postar um comentário


Contato:
popmag@popmag.com.br

Design:
Fabricio Moura

© 2008-2010 Pop Magazine

Minha foto
Sou designer gráfico, me aventuro com as palavras, adoro musica, arte e cultura pop. Adoro feriados e finais de semana, especialmente as manhãs de domingo.